Home Hostel NewsHI Brasil e Embratur firmam protocolo para promover hostels brasileiros no exterior

HI Brasil e Embratur firmam protocolo para promover hostels brasileiros no exterior

Ações conjuntas de capacitação e divulgação da experiência hostel terão ênfase em sustentabilidade e inovação com reforço do uso da Marca Brasil

by Diego Bonel
0 Comentários

Durante o Salão Nacional do Turismo, em São Paulo, a Embratur e a HI Brasil (Associação Brasileira de Albergues da Juventude) assinaram um Protocolo de Intenções para ampliar a promoção internacional dos hostels brasileiros.

O documento, com vigência inicial de 12 meses, estabelece ações conjuntas para fortalecer a presença da hostelaria nacional em mercados estratégicos, com foco em sustentabilidade, inovação e fortalecimento da Marca Brasil.

O acordo prevê a elaboração de um plano de trabalho que inclui participação em feiras e eventos internacionais, campanhas de divulgação e apoio técnico para qualificar produtos turísticos competitivos.

Na edição 2025 do Salão Nacional do Turismo, a hostelaria nacional mostrou sua força levando rodas de conversa cheias de conteúdo e boas histórias, transformando o estande em uma verdadeira sala de hostel. Divulgação

“Os hostels são um celeiro de diversidade cultural e representam a hospitalidade calorosa do nosso povo”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

A HI Brasil será responsável por mapear os hostels prontos para o mercado internacional e mobilizar empreendedores do setor, enquanto a Embratur dará suporte institucional e promocional às iniciativas.

Para o presidente da HI Brasil, Alex de Deus, a assinatura representa um reconhecimento da importância da hostelaria brasileira.

“Nosso objetivo é apresentar os hostels como a melhor opção de hospedagem para os viajantes internacionais que buscam experiências autênticas e de alta qualidade”, disse Alex.

A cooperação também prevê a troca de dados, estudos e orientações sobre turismo responsável, além do estímulo ao uso da Marca Brasil nos empreendimentos.

O diretor financeiro da HI Hostel Brasil, Luiz Fidelix, do Rosa Surf Hostel, representou a entidade na assinatura do acordo durante o Salão Nacional do Turismo 2025. Fotos: Pérsio Campos/Embratur

Com a iniciativa, os hostels passam a ocupar espaço de destaque na estratégia da Embratur de diversificação da oferta turística.

“O fortalecimento desse segmento de hospedagem dialoga diretamente com a juventude global, os nômades digitais e todos que buscam uma imersão verdadeira no país. Vamos contar as histórias que nascem nesses espaços para os viajantes que buscam mais que uma simples viagem”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Para o trade, o movimento pode ampliar a competitividade internacional do segmento e consolidar o Brasil como destino atrativo para viajantes em busca de experiências culturais e sustentáveis.

Veja Também

Deixe um comentário

Somos jornalismo de viagem — mas daqueles que não se contenta em narrar o que todo mundo já viu. A gente atravessa o portão, se joga no quarto compartilhado, senta na cozinha comunitária, escuta a história entre um café e outro, sente o cheiro da comida, ri alto no bar — e só então escreve.